Páginas

sábado, 4 de agosto de 2012

Sugestão: Povos Indigenas do Brasil

Este foi um site que utilizamos no primeiro semestre em todas as turmas, com abordagens diferenciadas. Os alunos principalmente do 5° ano gostaram muito e sempre perguntam como encontra-lo na rede. Segue o link:

http://pibmirim.socioambiental.org/




"Criado a partir do site Povos Indígenas no Brasil, pretende, por meio de material destinado à pesquisa escolar - no qual temas centrais se desdobram em uma série de questões organizadas pela equipe do ISA - e do espaço Aldeia Virtual - jogo online situado em uma aldeia circular no Cerrado brasileiro - apresentar a diversidade de povos, romper com a idéia de "todos os índios são iguais" e despertar o interesse e o respeito das crianças às culturas indígenas existentes no Brasil. Tudo isso escrito em linguagem acessível ao público infantil-juvenil." (descrição do próprio site)


No site encontramos jogos, imagens, textos, videos e diversos recursos para estudos sobre os povos indigenas.

Jogos:  Mostram vários aspectos da vida indigena, a pesca, ceramica, residencias etc.

Jogo: Aldeia Virtual
Foi um jogo que agradou muito a turma do 5° ano, Segue descrição do proprio site:

"A Aldeia Virtual é um espaço criado a partir de referências reais sobre alguns dos povos indígenas que vivem no País. Cada jogador escolhe um entre os sete avatares de um povo (Yanomami, Ashaninka, Xikrin Kayapó, Karajá, Krahô, Matis e Asurini do Xingu) e passa a participar com ele das atividades da aldeia, podendo conversar e jogar com outros participantes. Nessa aldeia, todos se encontram, fazendo disso uma oportunidade para trocar impressões sobre os diferentes modos de vida dos povos no Brasil. Visite a aldeia circular, no Cerrado, e a aldeia yanomami, na região amazônica! Lá você encontrará minijogos muito divertidos!"

Jogo da memoria das aldeias e casas: este jogo é uma seleção de imagens que demonstram as diferentes formas de  vida social que dos indios.


 Jogo da peteca: é uma simulãção de umas das brincadeiras indigenas mais populares.








Nenhum comentário:

Postar um comentário